Diretoria e Conselho

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação, implantação e monitoramento das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação, implantação e monitoramento das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

O Conselho de Administração da Restoque reúne-se, ordinariamente, a cada três meses, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu presidente ou pela maioria dos seus membros. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião.

De acordo com o Estatuto Social da Restoque, o Conselho de Administração é composto de cinco membros, devendo, cada qual, ser necessariamente acionista da Companhia, detendo, pelo menos, uma ação, e residente no País.

Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral, com mandato unificado de um ano, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Companhia reunidos em Assembléia Geral.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração da mesma deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, os membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembléia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócio nos quais estes estejam em situação de conflito de interesses com a Companhia.

Os membros do Conselho de Administração foram eleitos na Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 21 de Outubro de 2016, com mandato unificado de 2 anos até Outubro de 2018, a se estender até a Assembléia Geral Ordinária da Companhia que aprovar as demonstrações contábeis do exercício social findo em 31 de dezembro de 2016.

Seguem na tabela abaixo os nomes, idades, posições e datas da eleição dos membros do nosso Conselho de Administração:

Membros do Conselho de Administração Cargo
Marcelo Faria de Lima Presidente do Conselho de Administração
Márcio da Rocha Camargo Vice-Presidente do Conselho de Administração
Joaquim Saldanha e Souza Membro do Conselho de Adm. Independente (Efetivo)
Luciana de Oliveira Cezar Coelho Membro do Conselho de Adm. Independente (Efetivo)
Leandro Luiz Zancan Membro do Conselho de Adm. Independente (Efetivo)
Luiz Eduardo Moreira Caio Membro do Conselho de Adm. Independente (Efetivo)

Marcelo Faria de Lima  é o Presidente do Conselho de Administração da Companhia. É também o Presidente do Conselho de Administração da Metalfrio Solutions S.A (6+ anos) e Membro do Conselho de Administração da Sonae SGPS (Portugal) (3+ anos). Nos EUA, foi Membro do Conselho de Administração do Banco C1 Financial (7+ anos). Foi Presidente do Conselho de Administração da Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A (2+ anos). Graduado em Economia pela PUC/RJ, onde foi Professor de Economia (2+ anos).

Márcio da Rocha Camargo é o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia. Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Abyara Planejamento Imobiliário S.A (1+ ano) e Membro do Conselho de Administração da Metalfrio Solutions S.A. Fundou a Neovia Telecomunicações S.A., da qual foi Diretor-Presidente (4+ anos).  Foi Diretor no Banco Garantia (posteriormente do CSFB/Garantia) (7+ anos). Graduado em Administração de Empresas pela FGV.

Joaquim Saldanha e Souza tem mais de 20 anos de experiência internacional como investidor e executivo sênior em telecomunicações, mercados de capitais, bancos de investimento e experiência como administrador não-executivo em várias instituições financeiras. Foi Executivo Sênior do Grupo Portugal Telecom no Brasil, Diretor de M&A e Desenvolvimento de Negócio na Telesp Celular/Vivo e CFO da Primesys (5+ anos). Em Londres, foi Sócio da Dynamo Capital (3+ anos) e Co-fundador e Gestor de um Hedge Fund focado em mercados emergentes (2+ anos). Em Portugal, foi Administrador Executivo e CEO do Caixa – Banco de Investimento S.A. (8+ anos). Foi Membro do Conselho de Administração de várias instituições financeiras associadas ao Grupo CGD: Banco Caixa Geral Brasil, CGD Securities CVC, BNI (Moçambique), BISTP (São Tomé e Príncipe) e CIFI (Panamá). Atualmente, mesmo desvinculado ao Grupo CDG no início de 2020, mantém sua posição não-executiva na CIFI, entidade especializada em financiamentos de Project Finance na América Latina. Possui MBA pela University of Virginia Darden School of Business e Graduação em Economia e Finanças pela Nova School of Business and Economics.

Luciana de Oliveira Cezar Coelho é Sócia Fundadora e Diretora Geral da STS GAEA Capital (7+ anos). Tem larga experiência profissional em fusões e aquisições, reestruturações societárias, emissão de dívidas, emissão de ações, renegociação de dívidas corporativas e investimentos de private equity. É Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Risco da Energisa S.A. (2+ anos) e Membro do Conselho da Harvard University Global Advisory (2+ anos), dentre outras entidades. Foi Membro do Conselho de Administração da Norte Energia S.A – Usina Belo Monte (2+ anos). Foi Sócia fundadora da STK Capital (7+ anos) e da VirtusBr Partners (4+ anos). Atuou como responsável pela área comercial do segmento industrial no Banco Santander e Diretora do Banco ABN Amro (5+ anos). Foi Vice-Presidente de Investment Banking do Banco Merrill Lynch em SP e de fusões e aquisições da Merrill Lynch em NY (4+ anos). Foi Associate de fusões e aquisições do Banco Lehman Brothers em NY (2+ anos). Ministrou cursos de finanças e teoria dos jogos na graduação da Universidade de Harvard, na Harvard Summer School e na PUC/RJ. Possui Mestrado e Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard, Mestrado em Economia pela PUC/RJ e Graduação em Economia pela UFRJ.

Leandro Luiz Zancan é Sócio da Zancan, Almeida e Silva Advogados (10+ anos). Foi Sócio do Escritório Barbosa, Müssnich & Aragão Advogado, Coopers & Lybrand Auditores e Consultores e Zancan & Neves Advogados (12+ anos).  É Co-Autor de “Fusões e Aquisições: Aspectos Jurídicos e Econômicos” – Editora IOB, “Project Finance 2009 Getting the Deal Through: Doing Business in Brazil”e “Journal of International Banking Law and Regulation – Volume 19 – Issue Receivable and Private Equity Funds New Regulation in Brazil”. Cursou o Advanced Management Program (APM 161) na Harvard Business School, tem Pós-Graduação em Mercado de Capitais pela FGV e Graduações em Direito pela Universidade Candido Mendes (RJ) e em Ciências Contábeis pela PUC/RJ.

Luiz Eduardo Moreira Caio é Conselheiro de empresas e entidades sem fins lucrativos, além de gerir seus próprios investimentos através da Sonoma Ventures Ltda., da qual é fundador e Presidente (6+ anos). Na Metalfrio Solutions S.A., ingressou na área de engenharia, foi Diretor Industrial, Vice-Presidente de Operações da BSH Eletrodomésticos (6+ anos) e Diretor Geral para a América Latina (2+ anos). Liderou o processo de spin-off do negócio de refrigeração comercial da BSH (controladora da Metalfrio na época), o que resultou na formação da Metalfrio, da qual foi Presidente/CEO (11+ anos). Durante este período, a Metalfrio captou recursos através de um IPO em 2007 e implantou um agressivo projeto de globalização se tornando uma das três maiores empresas do setor no mundo. Possui graduação em Engenharia Industrial pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial.

 

Membros da Diretoria  Cargo
Livinston Bauermeister Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores
Fernando Pedroso dos Santos Diretor Financeiro
Renata Caldeira Viacava Diretora de Supervisão de Lojas
Rogério Okada Diretor de Abastecimento e Logística da Companhia
Constantino Borssato Diretor de Atacado e Franquias

Livinston Bauermeister é o Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores da Companhia. Tem mais de 20 anos de experiência profissional em gestão corporativa, atuando por mais de 5 anos como Diretor Presidente da Restoque e tendo mais de 15 anos de mandatos como Membro do Conselho de Administração na Restoque S.A. (6+ anos), na Metalfrio Solutions S.A. (8+ anos) e na Produquímica Indústria e Comércio S.A. (1+ ano), possuindo a Certificação de Conselheiro de Administração experiente – CCIe do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Administrativa. É Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários autorizado pela CVM e possui a Certificação de Gestores ANBIMA – CGA, atuando por 13 anos como Diretor Estatutário da Artesia Gestão de Recursos S.A. Atuou também nas áreas de Fusões & Aquisições, Societária e Companhias Abertas do Barbosa, Müssnich & Aragão (7+ anos). Cursou o OPM – Owner/President Management Program da Harvard Business School, possui Mestrado em Direito Empresarial pela PUC/SP, MBA pela FGV, Graduação em Direito pela FMU, além de cursos de pós-graduação e extensão pela Saint Paul (Programa SEER para CEOs), Singularity University (Executive Program), New York University (Mergers & Acquisitions e Corporate Finance), University of California Berkeley/Davis (Business Law) e Parsons Paris (Business of Luxury).

Fernando Pedroso dos Santos. O Sr. Fernando Pedroso dos Santos é Diretor Financeiro da Companhia. Foi Diretor Financeiro na Metalfrio Solutions S.A. (5+ anos, em dois períodos diferentes). Foi também Diretor de Operações na Abyara Planejamento Imobiliário S.A. (3+ anos), Controller na Atento Brasil S.A. (1+ ano) e trabalhou na Arthur Andersen/Coopers & Lybrand (auditing firm) sendo que sua última posição foi de Gerente Sênior (11+ anos).  É graduado em Contabilidade pela Universidade de São Judas.

Renata Caldeira Viacava. A Sra. Renata Viacava é Diretora de Supervisão de Lojas da Companhia. Anteriormente, foi Gerente Comercial (4+ anos) e Gerente Financeira (1+ ano).  Foi também Sócia Fundadora da marca Bo.Bô. Trabalhou como Trader na Cutrale Quintella (empresa industrial de suco de laranja) e Auditora na Trevisan e Associados Auditores Independentes. Graduada em Ciências Econômicas pela FAAP.

Rogério Okada. O Sr. Rogerio Okada é o Diretor de Abastecimento e Logística da Companhia. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na área de logística atuando em grandes empresas de varejo e operadoras logísticas. Foi Diretor de Logística na Inbrands (5+ anos) onde liderou projetos e implementações de seis centros de distribuição.  Foi Gerente de Logística nas Lojas Renner (1+ ano), Gerente Geral de Operações na Ceva Logistics, responsável pelas operações da Robert Bosch e LG (2+ anos) e Gerente de Planejamento e Operações nas Casas Pernambucanas (6+ anos). Possui Pós-Graduação em Logística pela Universidade São Judas e Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista.

Constantino Borssato.  O Sr. Constantino Borssato é Diretor de Atacado e Franquias da Companhia. Tem mais de 20 anos de experiência na área comercial, tendo ocupado cargos em grandes empresas de diversos segmentos.  Foi Diretor Comercial na Altenburg (2+ anos), Diretor Comercial na Dudalina (2+ anos), Gerente Nacional de Vendas na Malwee (3+ anos), Gerente Nacional de Trade Marketing na Grendene (5+ anos) e atuou em vendas na Unilever (13+ anos), tendo participado e liderado diversos projetos na área comercial. Possui Pós-Graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa de uma Companhia. A responsabilidade principal do conselho fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Companhia não funciona em caráter permanente, podendo ser instalado por solicitação dos acionistas, conforme determinação legal. O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) a 5 (cinco) membros e igual número de suplentes. Os membros do Conselho Fiscal deverão, imediatamente após a investidura nos respectivos cargos, comunicar à B3 a quantidade e as características dos valores mobiliários de emissão da Companhia de que sejam titulares direta ou indiretamente, inclusive seus derivativos.

Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, quando seu funcionamento não é permanente, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, 10% das Ações ou 5% das ações sem direito a voto, com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária seguinte à sua instalação. Este percentual pode ser reduzido para até 2% do capital social votante dependendo do capital social da Companhia, nos termos da Instrução nº 324, de 19 de janeiro de 2000 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.