Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

A Restoque possui as seguintes vantagens competitivas.

Marcas altamente reconhecidas no setor brasileiro de varejo de vestuário e acessórios de alto padrão. Nossas marcas estão, em nossa visão, entre as principais de alto padrão do País. Promovemos a imagem de nossas marcas em cada detalhe de nossos negócios, incluindo o ambiente convidativo das lojas e o atendimento oferecido por nossa bem treinada equipe de vendas. Acreditamos que a presença e o reconhecimento dessas marcas estabelecidos ao longo dos anos no mercado brasileiro de varejo de vestuário e acessórios de alto padrão tenha nos posicionado como a principal empresa do setor, com alto nível de fidelização de nossos clientes e refletindo um estilo de vida desejado e sofisticado.

Qualidade reconhecida dos produtos aliada à experiência de compra diferenciada. Acreditamos que nossos clientes associam nossas marcas a produtos premium, de alta qualidade e estilo diferenciado. Nossas equipes de criação estão atentas às tendências da moda internacional e aos gostos de nossos clientes no mercado brasileiro. Nossas lojas são projetadas para proporcionar aos clientes uma experiência de compra diferenciada, reforçada pelas localizações selecionadas e o layout diferenciado das lojas, juntamente com a apresentação organizada e atraente dos produtos. Nossas lojas oferecem serviços personalizados de atendimento ao cliente por meio de equipes altamente treinadas que, acreditamos, resultam em maior fidelização dos clientes.

Modelo de negócios com sólidas métricas financeiras. Nosso modelo de negócios é focado não apenas na geração de receita, mas também na obtenção de margem bruta e de EBITDA elevadas, traduzindo-se em uma sólida geração de caixa operacional. No período de doze meses findo em 31 de dezembro de 2015, nossa margem bruta consolidada foi de 58,1% e nossa margem EBITDA consolidada foi de 21,0%, uma das maiores dentre todas as companhias brasileiras de varejo de vestuário de capital aberto . Finalmente, no período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2015, 70,2% de nosso EBITDA consolidado foi convertido em caixa operacional, dada nossa baixa necessidade de investimentos em capital de giro, lojas ou fábricas, levando a um ROIC consolidado anualizado de 16,4%.

Presença forte nos principais centros de consumo do país por meio de diversificados canais de distribuição. Possuímos diversos e abrangentes canais de distribuição, por meio dos quais temos pontos de venda em todos os Estados brasileiros. Nosso objetivo é estar presente em localidades que nos deem acesso ao nosso público-alvo. Nossas lojas são situadas em locais de alta visibilidade e relevante fluxo, incluindo shopping centers, aeroportos e ruas que são frequentados por um público de alto poder aquisitivo. Operamos por múltiplos canais de venda que viabilizam uma operação rentável, tanto nos grandes centros urbanos do país quanto em pequenas e médias cidades do interior: 328 lojas próprias estão localizadas nas principais cidades do país, 24 lojas franqueadas predominantemente em cidades médias e cerca de 5,8 mil lojas multimarcas em cidades de todos os tamanhos (mas predominantemente menores), outlets, além do canal e-commerce com entrega em todo o país.

Diversificação de marcas, produtos, fornecedores, clientes e de geografia. Possuímos um portfólio de marcas diversificado e complementar com uma extensa gama de produtos de vestuário e acessórios de alto padrão que abrangem uma grande variedade de estilos e ocasiões, ofertados para uma ampla faixa etária de mulheres e homens. Nossa cadeia de suprimentos combina produção própria em 5 plantas (24,9% do nosso faturamento líquido consolidado no período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2015 ), que permite agilidade no desenvolvimento de coleções e na entrega de produtos nas nossas lojas próprias, franquias e lojas multimarcas, com uma extensa rede de fornecedores locais (43,7% do nosso faturamento liquido consolidado no período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2015) e internacionais (31,4% do nosso faturamento líquido consolidado no período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2015). Não possuímos dependência específica de nenhum produto, cliente, fornecedor ou de vendas em determinada região do Brasil.

Comprovada experiência em aquisições e capacidade de desenvolvimento de novas marcas. Iniciamos nossas atividades em 1982 e, poucos anos depois, criamos a marca Le Lis Blanc, que se tornou referência em produtos premium para o público de alta renda. Desde 2008, temos ampliado nosso portfólio de produtos por meio de aquisições e desenvolvimento de novas marcas.Naquele ano, adquirimos, por valor reduzido, a Bo.Bô., que possuía apenas uma loja showroom e poucos produtos. Desenvolvemos, redesenhamos e reposicionamos a marca e ampliamos o seu portfólio de produtos, de forma que hoje é a nossa marca de mais alto luxo, comercializada por meio de 42 lojas próprias, além de 294 boutiques multimarcas. No ano de 2015, 12,9% do faturamento líquido da Controladora decorreu das vendas da Bo.Bô . Em 2011, adquirimos a John John, que comercializava apenas jeans através de uma pequena rede de atacado. Em 2012, a linha de produtos foi ampliada e lançamos a marca no varejo por meio de lojas próprias. Atualmente, a John John possui 63 lojas próprias e a marca também é comercializada por 1.495 lojas multimarcas. Em 2012, adquirimos os direitos da marca Rosa Chá, o que não incluía empregados ou outros ativos, expandimos o conceito da marca, originalmente restrito à moda praia, e ampliamos o portfólio de produtos para moda casual e jovem. Em 2014, a marca foi relançada no mercado e conta, atualmente, com 30 lojas próprias. Ainda em 2014, incorporamos as ações da Dudalina, agregando ao nosso portfólio a principal marca de camisa do mercado brasileiro, além das marcas Individual e Base. O sucesso do nosso crescimento orgânico e por meio de aquisições pode ser comprovado pelo aumento médio da nossa receita líquida em 21% ao ano nos últimos 6 anos, passando de R$388,0 milhões de receita líquida em 2009 para R$1.188,7 milhões em 2015.

Administração experiente e boas práticas de governança corporativa. Desde 2008, somos uma companhia de capital aberto com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, que exige a adoção dos mais elevados padrões de governança corporativa do mercado brasileiro. Nossa diretoria é composta por profissionais com profundo conhecimento do setor varejista brasileiro de artigos de alto padrão e com uma visão empresarial clara e experiente, com média de 17 anos de atuação. Nossos administradores possuem experiência financeira e gerencial focada em crescimento e na valorização do negócio e pela implementação de boas práticas de governança corporativa. Nosso conselho de administração também conta com presença relevante de membros independentes e com comitês consultivos para auxiliar a administração na tomada de decisões (finanças, recursos humanos, auditoria e risco e integração). Adicionalmente, de acordo com as boas práticas de governança, a Companhia possui uma política de meritocracia e valorização de pessoas, incluindo um programa de participação nos lucros atrelado a metas claras de desempenho para cada uma das áreas.

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Estratégia

Nossas principais estratégias de crescimento são:

Aumentar nossa presença no canal atacado. Pretendemos expandir nossa atuação no canal atacado, através de vendas a lojas multimarcas. Acreditamos ser capazes de utilizar a expertise da Dudalina em gestão do canal de distribuição a lojas multimarcas para alavancar as vendas de nossas outras marcas nesse canal. A Dudalina agregou mais de 4,4 mil lojas multimarcas ativas às mais de mil lojas já atendidas pela Companhia, com sobreposição de apenas aproximadamente 130 lojas. As cerca de 5,5 mil lojas estão localizadas em cerca de 1.300 municípios, por meio das quais pretendemos comercializar produtos de todas as nossas marcas. Acreditamos que esses canais apresentam grande potencial de crescimento com baixo investimento em ativo fixo, favorecendo a otimização de nossos índices operacionais e viabilizando a nossa atuação em novas localidades, especialmente em cidades médias e pequenas que representam mais de 50% do PIB brasileiro, consolidando ainda mais a nossa capilaridade e presença geográfica.

Ampliar e otimizar as operações de lojas próprias. Acreditamos haver oportunidades de expansão de nossa base de lojas próprias no Brasil, tanto em shopping centers quanto em lojas de ruas. Acreditamos, também, que nosso longo relacionamento com operadoras de shopping centers, aliado à nossa extensa experiência na abertura de novas lojas e à nossa ampla presença nacional nos proporciona agilidade e eficiência na identificação e negociação de pontos comerciais, de forma a viabilizar a abertura de novas lojas próprias, inclusive em locais em que já estamos presentes. Adicionalmente, pretendemos otimizar cada vez mais a nossa atual base de lojas, através da reorganização do espaço físico entre lojas de nossas diferentes marcas. A recente incorporação de ações da Dudalina potencializa as economias geradas pela racionalização dos espaços.

Otimizar nossa eficiência operacional. Acreditamos ser capazes de otimizar nossas métricas operacionais aproveitando as economias de escala geradas, tanto pelo nosso crescimento orgânico quanto por aquisições. Acreditamos ainda que poderemos aproveitar sinergias geradas pela recente incorporação de ações da Dudalina, especialmente através da redução de custos e despesas, incluindo custos com insumos e despesas de aluguel.

Monitorar e avaliar oportunidades de aquisição de marcas e negócios complementares. Monitoramos constantemente o setor de varejo de vestuário brasileiro e analisamos oportunidades de aquisição estratégicas complementares ao nosso negócio e que geram valor aos nossos acionistas. Continuaremos a buscar aquisições de negócios com potencial de crescimento, com foco no público de alto padrão, boas métricas operacionais, sinergias com nossas operações atuais e que possam contribuir para a ampliação dos nossos negócios e do nosso resultado. Acreditamos que nossa posição de liderança e escala única nesse segmento, associadas à nossa boa performance, sólida condição financeira e experiência bem sucedida em aquisições nos coloca em posição privilegiada para aproveitar oportunidades de aquisição de marcas e negócios.

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